quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Casamento I&F- Parte 3 - Marcadores de Mesa

Tema: "Casamento da Inês & Filipe" - Marcadores de Mesa

Introdução: De modo a identificar as Mesas, como algumas são identificadas por números por exemplo, a ideia dos noivos era atribuir a capa de um filme a cada mesa, de modo a identifica-la e para os convidados saberem qual seria a sua mesa (filme).

Desenvolvimento: Depois da lista completa de Convidados e da divisão de modo a saber quantas mesas seriam necessárias, os noivos fizeram uma lista dos seus 12 filmes favoritos (numero de mesas).


A ideia seria ter mesmo a capa de um DVD slim case com as capas originais dos filmes, sendo que na parte de trás, na parte inferior levar uma edição de modo a desaparecer as letras e informações a tamanho reduzido que pouca gente lê, para substituir por uma frase do filme, escolhida pelos noivos que marcou o filme e que de certa forma poderia se aplicar ao casamento deles. 

Nao irei mostrar aqui todas as capas mas posso postar 2 ou 3 exemplos para terem noção da ideia, e da edição que fiz e mostrar assim o meu trabalho: 

Original: 
 Editado:
 Original:

Editado:

 Original: 
Editado: 


Conclusão: Cada Mesa ficou com uma capa de DVD a identificar. A entrada tinha um panfleto com cada capa do filme e os nomes das pessoas ao lado. Assim as pessoas viam os seus nomes no filme e sabiam em qual mesa se sentar (a do seu filme).


Foto de 1 mesa com DVD (marcador): 



 Obrigado pela visita e pelo tempo investido a ver os meus trabalhos!

César Cardoso


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Casamento I&F- Parte 2- Menus

Tema: "Casamento da Inês & Filipe" - Menus (Ementa)

Introdução: Como em maior parte dos casamentos, ha o copo de água, onde todos presentes na celebração, após a cerimónia comem, dança e se divertem.

E para os convidados saberem quais os pratos que iriam ser servidos, bem como aperitivos e sobremesas, é necessário um Menu. 

Desenvolvimento: Aproveitando a ideia da claquete, mencionada e trabalhada no convite, que posteriormente foi descartada, os noivos decidiram que gostariam de aproveita-la para os Menus. Pessoalmente também achei que seria algo apropriado a explorar. Sendo assim não houve grande perda de tempo a experimentar outras alternativas e focamos toda a nossa atenção e ideias nesta.

Após ter a lista da ementa confirmada e desenhada a claquete através de desenho vectorial, foi escolher tipos de letra, disposições, espaços e alinhamentos.

Ideia original:

Já trabalhado no computador: 






Após muitas horas de trabalho, alterações, experiencias de cores, disposições, tipos de letra e olhos colados nas réguas (é alinhar tem dessas coisas, não é tao fácil como pode parecer) o resultado final foi este:

Frente: 

Verso: 

Conclusão: A melhor conclusao é mostrar uma das fotos do menu numa das mesas do casamento:  



O mais importante para mim era ficar legível e organizado, e conseguir captar a atenção das pessoas, fazer com que elas perdessem pelo menos 1 ou 2 min, a não só olhar para a ementa, mas para todo o trabalho realizado por mim, e pelo que vi o objectivo foi comprido.

Obrigado pela visita e pelo tempo investido a ver os meus trabalhos!

César Cardoso





domingo, 1 de novembro de 2015

Casamento I&F - Parte 1 - Convites

Tema: "Casamento da Inês & Filipe" - Convites

Introdução: Foi me proposto ser o Designer de um Casamento que se realizou em Julho de 2015. Teria de criar e realizar tudo o que fosse de Design Gráfico: convites, Menus e Marcadores de Mesa.

O Tema associado ao Casamento escolhido pelos noivos foi "Cinema". 

Não havia imposições a não ser a informação, como é obvio, obrigatória e com as suas regras e orientações (ex: nome da noiva antes do noivo, datas bem visíveis e chamativas, ordem de ementa, etc) 

Desenvolvimento: Tendo em mente o tema (cinema) as ideias começam a fluir. Depois de várias horas de pesquisa, procura de letras adequadas, e informações a conter no convite, estava na hora de ir começando as peças do Puzzle.


Inicialmente a ideia seria a de usar como base ou imagem de fundo uma claquete de cinema: 


No entanto após após algumas tentativas de tentar fazer algo, decidi que usar a claquete como base para um convite, não seria a melhor escolha. Um convite tem que transmitir mais requinte, mais elaboração, a claquete não poderia o fazer, de outra forma perderia o sentido de uma claquete de cinema. 
Ideia posta de lado, mas não descartada.

Depois a ideia de usar um bilhete de cinema como convite agradou bastante aos noivos e a mim, pois poderia se fazer algo engraçado, com algum requinte, na sua medida certa, e sem fugir da ideia base.

Os bilhetes de cinema que tive como referencia foram exemplos como estes, bilhetes de cinema não actuais (pelo menos no nosso país): 



Como podem verificar o bilhete em primeiro lugar, tem um picotado, estando assim divido em 2 partes. Algo que foi usado para o convide do Casamento, pois seria algo tipicamente identificador de um bilhete. 

Não só, a disposição das datas, código de barras (algo que não está nestes 2 exemplos aqui expostos, mas encontrado em outros exemplos de bilhetes) os tópicos (Data, Sala, etc) foram introduzidos de forma a organizar, manter a essência de um bilhete, e dar a sua parte cómica.

Mas nada como mostrar o resultado Final:  

PS: Alguma informação bem como fotografia de noivos encontra-se desfocada devido a pedido dos mesmos por questões de privacidade.




O Titulo "O Nosso Casamento" foi escolhido pelos noivos. 
Cinema transmite escuro, sendo assim usei o preto como fundo, com uma imagem editada por mim de uma sala de cinema.
Os tipos de letra que escolhi e usei foram dois, um para o titulo e outro para o restante texto, sendo esse usado em função á ideia de se assemelhar a uma letra de bilhete.
na "Participação Especial" tem "A Vossa Presença" mas posteriormente foi substituido por o nome da pessoa a quem se destinava o convite, portanto, foram convites individualmente presonalizados e destinados a cada convidado. 

Conclusão: Teria um texto enorme para justificar cada detalhe, e como foi feito e como se chegou ao resultado que chegou, que pelo feedback que tive, foi bastante positivo. 

Mas como este Post já tem mais texto que imagem, e não é isso que pretendo, o resto deixo para a interpretação dos leitores, o que não será difícil, basta observar bem o convite. 


Obrigado pela visita e pelo tempo investido a ver os meus trabalhos!

César Cardoso